Qui17102019

image

O Centro de Estudos do desenvolvimento Econômico - CEDE  atua principalmente na realização de estudos e pesquisas acadêmicas, na elaboração de relatórios técnicos sobre problemas regionais e urbanos e na promoção de debates e eventos. Trata dos problemas do desenvolvimento, especialmente na coordenação da Área de Desenvolvimento Regional e Urbana, através do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE.UNICAMP). A problemática do desenvolvimento econômico em suas muldeterminações espaciais no Brasil e América Latina é o foco de atenção do centro atualmente.

Institucionalmente, o CEDE se articula com todos os núcleos de pesquisa e demais Centros do Instituto de Economia, da UNICAMP e de fora dela para cumprir seus objetivos. Além de contar com a atuação de um corpo docente próprio, pode recebe professores e pesquisadores, em caráter temporário ou permanente, para desenvolver projetos específicos em parceria com outra unidade, programa centro ou núcleo da UNICAMP ou com programas de pós-graduação de outras universidades.

Administrativamente, o Centro é vinculado ao Instituto de Economia da UNICAMP. Foi instalado em maio de 1990, de acordo com a Resolução IE-01/90, da Congregação do Instituto de Economia. Tem como objetivo ser um instrumento do IE.UNICAMP para promover e intensificar seu relacionamento institucional interno e externo à Universidade, tanto no que diz respeito ao intercâmbio acadêmico, quanto à captação de recursos para pesquisa.

O CEDE atua principalmente através da realização de pesquisas acadêmicas (individuais e coletivas) e da promoção de debates, seminários e conferências. A preocupação central dos seus estudos e pesquisas é a problemática do desenvolvimento e do subdesenvolvimento econômico em suas multideterminações no Brasil e na América Latina. Além de realizar atividades que auxiliem os alunos a desenvolverem suas pesquisas acadêmicas na área.

Através do ensino, a área de Desenvolvimento Regional e Urbano do Programa de Desenvolvimento Econômico visa à discussão e avaliação das transformações concretas, das políticas e das estratégias de desenvolvimento em diferentes níveis de governo e escalas espaciais, através de estudos de casos e de estudos comparados no Brasil e América Latina. Também poderão analisar políticas e experiências regionais e urbanas específicas em cidades e regiões brasileiras ou em outros países.

Campinas-SP, março de 2019.