O Seminário "O Homem que virá após o Liberalismo" acontecerá no dia 30 de agosto de 2018, no Auditório Zeferino Vaz, a partir das 14h30,  como parte da programação de comemoração dos 50 anos do Instituto de Economia. Organizado em parceria com a Embaixada Francesa e o Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, o  evento contará com a presença do Prof. Dr. Dany-Robert Dufour, Diretor do Programa do Colégio Internacional de Filosofia e Professor da Universidade Paris VIII, como palestrante.







O futuro do trabalho: democracia, desenvolvimento e o papel do trabalho

A Global Labor University (GLU) tem o prazer de convidar para a Conferência de 2018 sobre o Futuro do Trabalho: Democracia, Desenvolvimento e o Papel do Trabalho. As atuais condições globais do aumento das forças conservadoras, o espectro do desemprego e a precarização do trabalho, devido à mudança tecnológica e processos de reestruturação global, representam enormes desafios para acadêmicos, sindicalistas e organizações sociais preocupados com o futuro do trabalho, democracia e desenvolvimento.







Autor Luiz Sugimoto | Fotos Antonio Scarpinetti  | Edição de imagem Paulo Cavalheri |

No Portal Unicamp







Transmissão ao vivo no canal do IE

Promover e expandir os debates acerca do mundo em que vivemos, muito além de fórmulas e teorias antigas, mas com a cabeça no momento atual: é com esse intuito que acontece a Semana da Economia 2018, um dos mais importantes e tradicionais eventos do Instituto de Economia da Unicamp, no ano em que completa 50 anos de existência.

Semana da Economia.18







Nessa palestra a Profa. Xinhua Liu irá discutir as opções de política econômica (monetária e fiscal) disponíveis para a China como emissora de moeda soberana em um mundo em que vigora o padrão-dólar.







Nessa palestra o Prof. Randall Wray fará uma apresentação abrangente da Modern Money Theory, começando com os fundamentos teóricos e chegando a uma análise das questões do capitalismo contemporâneo.







Por Fernando Nogueira da Costa

O lançamento do filme (75 minutos aproximados) Livre Pensar - Cinebiografia da Maria da Conceição Tavares foi realizado na Unicamp no dia 19 de junho, às 18h, no auditório da Adunicamp, como parte das comemorações dos 50 anos do Instituto de Economia. O evento foi aberto ao público e teve um debate ao final da exibição entre o diretor do filme José Mariani e professores do IE.







Os artigos que compõem este livro compartilham uma perspectiva comum: a de entender a trajetória histórica de qualquer economia como a síntese de aspectos estruturais, cíclicos e de política econômica. E esse ponto de vista não poderia ser esquecido e tampouco minimizado ao se examinar a experiência recente de desenvolvimento econômico do Brasil, durante os governos Lula e Dilma, com especial destaque para este último período.