capa economia para poucos

Quais os efeitos da austeridade na ponta? No acesso aos direitos sociais como saúde e educação? Na vida das pessoas do campo?Na preservação do meio ambiente? No acesso à cultura da população mais carente? Como fica o papel do Estado na garantia de direitos humanos básicos? Na redução do déficit habitacional? E como ficam os princípios básicos da Constituição Federal de 1988 nesse contexto de austeridade? Há alternativas a esse projeto?







Conceição Tavares é uma das vozes mais contundentes, críticas e originais do pensamento econômico brasileiro. O novo documentário de José Mariani faz um relato de sua vida e obra, ao mesmo tempo em que faz um balanço de mais de meio século de um país a procura de um futuro.







Em razão do prolongamento da greve nacional dos caminhoneiros, que desde a última segunda-feira (21) afeta o abastecimento em todo o país, o evento "Tecnologia Blockchain e Desenvolvimento Sustentável" está CANCELADO. Em breve divulgaremos nova data.

O objetivo da oficina é apresentar perspectivas práticas e desafios quanto a utilização da tecnologia Blockchain em ações institucionais que contribuem para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.







O evento, que acontece de 4 a 6 de junho no Instituto de Economia da universidade, promove o debate sobre as questões fundiárias no Brasil e as possíveis soluções para garantir as propriedades de terras rurais e urbanas.

O Grupo de Governança de Terras do Instituto de Economia da Unicamp abre as inscrições para o IV Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico: Regularização Simplificada.







Como parte das comemorações dos 50 anos de criação do Departamento de Economia e Planejamento Econômico (DEPE), que daria origem ao Instituto de Economia da Unicamp, inicia-se a série de seminários “O IE/Unicamp e o Brasil”. O objetivo é resgatar a importância do instituto e de seus professores na definição de políticas públicas e outras definições institucionais do país nas últimas décadas. E refletir sobre as mudanças e desafios atuais em cada um dos temas.