O professor Paulo Nogueira Batista Jr, ex-vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (BRICS) e ex-diretor-executivo no FMI pelo Brasil, visita o Instituto de Economia para palestra sobre a experiência de suas passagens pelas duas organizações multilaterais durante os anos de 2006 a 2010.

O evento, que acontece de 4 a 6 de junho no Instituto de Economia da universidade, promove o debate sobre as questões fundiárias no Brasil e as possíveis soluções para garantir as propriedades de terras rurais e urbanas.

O Grupo de Governança de Terras do Instituto de Economia da Unicamp abre as inscrições para o IV Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico: Regularização Simplificada.

O objetivo da oficina é apresentar perspectivas práticas e desafios quanto a utilização da tecnologia Blockchain em ações institucionais que contribuem para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.

Download do livro

Este livro reúne um conjunto de estudos críticos a respeito da reforma trabalhista sancionada pelo Governo Temer em 2017, fundamentalmente com a aprovação da Lei 13.467/2017.

Ao alterar radicalmente o sistema de regulação social do trabalho e de sua proteção, que se foi construindo no Brasil ao longo de décadas, essa reforma, que integra um processo mundial de reorganização do modo capitalista, faz retroagir conquistas importantíssimas da classe trabalhadora, ameaçando também suas formas próprias de organização.

Como parte das comemorações dos 50 anos de criação do Departamento de Economia e Planejamento Econômico (DEPE), que daria origem ao Instituto de Economia da Unicamp, inicia-se a série de seminários “O IE/Unicamp e o Brasil”. O objetivo é resgatar a importância do instituto e de seus professores na definição de políticas públicas e outras definições institucionais do país nas últimas décadas. E refletir sobre as mudanças e desafios atuais em cada um dos temas.