Instituto de Economia - UNICAMP

o-instituto
O Instituto > Histórico


 

 

O Instituto de Economia da UNICAMP foi criado em 1984 e tem por finalidade a promoção do ensino e da pesquisa na área de Economia. Originou-se do antigo Departamento de Economia e Planejamento Econômico (DEPE), que integrava o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Suas primeiras atividades, desenvolvidas entre 1968 e 1970, consistiram na realização de cursos de planejamento econômico em nível de pós-graduação.

 

A experiência adquirida com esses cursos possibilitou dar início, em 1970, ao Curso de Graduação (Bacharelado) em Ciências Econômicas, que vem sendo ministrado ininterruptamente até o presente. Em 1974, teve início o curso de Pós-Graduação em Economia em nível de Mestrado e em 1977, foi inaugurado o curso de Doutorado em Economia. A partir de 1991, foram introduzidas áreas de concentração no curso de Doutorado: História Econômica, Teoria Econômica, Política Econômica (com três sub-áreas: Política Macroeconômica, Política Industrial e Política Agrícola) e Política Social. Além desses, o Instituto mantém um curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo e cursos de Extensão nas áreas de Economia e Administração.

 

Ao lado dos cursos regulares, o Instituto de Economia desenvolve linhas de pesquisas aplicadas, destacando-se agricultura, economia industrial e da tecnologia, estrutura industrial, pequenas e médias empresas, concentração e disparidades regionais, emprego e salários, financiamento do setor público, sistema financeiro e políticas sociais, tendo até o presente realizado mais de uma centena de projetos de pesquisas em convênio com outras instituições, sem mencionar diversas pesquisas individuais ou em equipes, realizadas com recursos próprios.

 

As atividades de ensino e pesquisa do Instituto de Economia da UNICAMP estão hoje a cargo de um corpo docente composto por 73 professores, dos quais 5 se encontram afastados (exercendo mandato político ou cargo no setor público). O Instituto de Economia conta ainda com 7 professores colaboradores e 68 funcionários, entre estes, alguns pesquisadores vinculados aos centros de pesquisa.

 

Plataforma Politica Social

Rede D

Centros / Núcleos de Pesquisa

Centros / Núcleos de Pesquisa

Econômica - Empresa Junior

logo_atletica

IMPORTANTE

fechar

O Institutto de Economia não faz declarações nem garantias sobre qualquer outro Web site que você possa acessar através deste site. Quando acessar Web sites não-Instituto de Economia, ainda que contenham o logotipo e um conteúdo relacionado com produtos e serviços do Instituto de Economia Unicamp, esses Web sites são independentes e sua operação não é controlada pela Instituto de Economia.

Continuar