Ter31032020

Seminário NEIT - Indústria 4.0 e as redes globais de produção e inovação em serviços intensivos em tecnologia - 19/11/2019

Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) convida para o Seminário NEIT: "Indústria 4.0 e as redes globais de produção e inovação em serviços intensivos em tecnologia: uma tipologia e apontamentos de política industrial e tecnológica"

Palestrantes:

*Prof. Dr. Antonio Carlos Diegues, IE/Unicamp

**Prof. Dr. José Eduardo Roselino, UFSCar-Sorocaba

Quando:19/11/2019 (Terça-Feira) das  18h às 19h

Onde: Sala 35, Pavilhão de Pós-Graduação IE/Unicamp

 

 

diegues*ANTONIO CARLOS DIEGUES  É professor do Instituto de Economia da UNICAMP e Coordenador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT), da mesma instituição. Anteriormente foi Professor Adjunto IV no Departamento de Economia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde atuou durante 08 anos. Adicionalmente, foi Coordenador Adjunto da Graduação em Ciências Econômicas no período entre 2016 a 2017. Graduado (2005), Mestre (2007) e Doutor (2010) em Economia pelo IE-UNICAMP, participou como membro da Comissão Avaliadora do 35o Prêmio BNDES de Teses e Dissertações em Economia (2015) e atuou em projetos de pesquisa vinculados à formulação de políticas públicas, coordenados por instituições como BNDES, ABDI, IPEA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre outros. Dentre suas principais áreas de atuação, destacam-se política industrial e análise do desenvolvimento em perspectiva comparada, com ênfase nas transformações da estrutura produtiva. Atualmente, seus dois principais projetos de pesquisa são: (a) Da "Doença Brasileira" ao industrialismo liberal à brasileira: as limitações da contribuição da indústria brasileira ao desenvolvimento entre os governos Lula e Dilma e (b) A relação entre Política Industrial e as transformações no modelo de desenvolvimento chinês a partir da reconfiguração de sua estrutura produtiva. Como indicadores síntese de sua atuação acadêmica, destacam-se: (a) Artigos aceitos para publicação: 1 (b) Artigos em periódicos: 23 (c) Capítulos de livro: 11 (d) Artigos em publicações jornalísticas: 84 (e) Orientações de Doutorado: 01 em andamento (f) Orientações de Mestrado: 10, sendo 07 concluídas e 03 em andamento (g) Orientações de IC: 11, sendo 10 concluídas e 01 em andamento (h) Orientações de Graduação: 38, sendo 31 concluídas e 07 em andamento (i) Bancas: participação em 146 bancas, sendo: (i) 05 como membro Titular de Concurso Público para Provimento de Vaga de Professor Doutor (e 04 como suplente), (ii) 02 de doutorado, (iii) 05 qualificações de doutorado, (iv) 22 de mestrado, (v) 08 qualificações de mestrado, (vi) 104 de graduação.

roselino**JOSÉ EDUARDO ROSELINO  É Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (1993), Mestre (1998) e Doutor (2006) em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGEc da Universidade Federal de São Carlos. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial, Economia da Inovação e Economia Internacional, principalmente acerca dos seguintes temas: política industrial e tecnológica, economia da tecnologia, internacionalização produtiva e economia do conhecimento.