Seg13072020

Webinar: "Perspectivas da Indústria Aeronáutica Brasileira em tempos de crise" - 02/06

Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas e a Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN),  convidam para o Webinar: "Perspectivas da Indústria Aeronáutica Brasileira em tempos de crise”.  

Os convidados integram o Projeto Pró-Defesa, que tem por objetivo estimular a realização de projetos conjuntos de pesquisa utilizando-se de recursos humanos e de infra-estrutura disponpiveis em diferentes instituições para a produção de pesquisas científicas e formação de recursos humanos em Defesa Nacional.

Convidados:

Prof. Dr. Marcos Barbieri, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) *

Prof. Dr. Thiago Caliari, Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)**

Data: 02 de junho de 2020 (terça-feira)

Horário: 16H

Link:  meet.google.com/svz-grsv-xsk

Orientações

1)Cadastre-se para receber certificado de participação: 

https://www8.eco.unicamp.br/Eventos/inscricao/login/6A8681EFF6EE250333BA3047E2AEEB73T

2)A reunião terá acesso limitado à 250 participantes, que serão aceitos por ordem de chegada

3)Entrar com o mesmo nome de cadastro para atestarmos presença

4)Entrar com os MICROFONES e CÂMERAS DESLIGADOS

5)As PERGUNTAS deverão ser enviadas EXCLUSIVAMENTE POR CHAT

 

*Marcos José Barbieri Ferreira é Professor de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), desde 2011, nas áreas de Economia Internacional, Economia Brasileira e Organização Industrial. Doutor em Teoria Econômica pelo Instituto de Economia (IE) da UNICAMP (2009) com tese voltada para o estudo da Dinâmica da Inovação na Indústria Aeroespacial. Mestre em Economia (1995) e bacharel em Ciências Econômicas (1990), ambos pelo IE/UNICAMP. Especialista em Organização Industrial pelo Institut Aéronautic et Spatial (IAS), em Toulouse, França (2010). Desde 2004 vem atuando como especialista nas indústrias aeroespaciais e de defesa, tendo participado e coordenado diversas pesquisas para instituições públicas e privadas, dentre as quais: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério da Defesa (MD), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). Cabe destacar que foi o pesquisador responsável pela elaboração dos estudos referentes às Missões Técnicas Aeroespaciais realizadas pelo governo brasileiro na Suécia (2009), França (2010), EUA (2011) e Canadá (2013). Coordenador do Laboratório de Estudos das Indústrias Aeroespaciais e de Defesa (LabA&D) da UNICAMP, desde sua constituição em 2013, e pesquisador associado do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT), também da UNICAMP, desde 1997. Membro da Ordem do Mérito Militar, no grau de Cavaleiro, através de título concedido pela Presidência da República Federativa do Brasil, no ano de 2012.

 

**Thiago Caliari Silva é Professor Adjunto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG). Atuou como professor em cursos de graduação e pós-graduação da UFMG, CEFET/MG e Unifal/MG. Tem experiência na área de Economia Industrial, Ciência, Tecnologia e Inovação, atuando como pesquisador principalmente nos seguintes temas: sistemas de inovação, competitividade e políticas industriais, estudos setoriais, gestão da inovação, interação universidade-empresa, teoria evolucionária, modelagem baseada em agentes. Realiza consultorias e pesquisas em políticas e análises industriais e de C,T&I, tendo atuado conjuntamente com variados órgãos como ABDI, MDIC, MCTIC, CGEE, IPEA, IEA-USP, BDMG, FIEMG, Sebrae, entre outros.

SITE Webinar Perspectivas da Industria Aeronautica Brasileira em tempos de crise