Biblioteca - Instituto de Economia - UNICAMP

Centro de Documentação 'Lucas Gamboa' Instituto de Economia - UNICAMP

Ficha Catalográfica


Este serviço compreende a elaboração da ficha catalográfica para as teses, dissertações e monografias do Instituto de Economia.

Trata-se de um elemento pré-textual obrigatório dos trabalhos acadêmicos, e a solicitação deverá ser feita exclusivamente por meio de formulário eletrônico. Faça seu pedido aqui.

Importante: Ao solicitar a ficha catalográfica, verifique se ainda possui algum livro emprestado, pois será necessário efetuar as devoluções antes de cessar seu vínculo com a Unicamp (conforme previsto no Regulamento de Circulação de Materiais Bibliográficos do SBU, artigo 18).
 
Como faço para inserir a ficha catalográfica no meu trabalho? 
Guia Ficha Catalográfica

Neste guia você encontra algumas instruções que podem ajudá-lo a inserir o PDF da ficha catalográfica em seu trabalho, sem perder a formatação original do arquivo.

A seguir respondemos algumas das dúvidas mais frequentes sobre a Ficha Catalográfica. Para quaisquer outras dúvidas, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Perguntas Frequentes

A ficha catalográfica contém elementos de descrição técnica necessários para identificar uma obra. Com ela é possível identificar facilmente a autoria, título, conteúdo e temática do trabalho acadêmico, facilitando a recuperação do mesmo no acervo digital da Unicamp. Além disso, trata-se de um elemento pré-textual obrigatório na elaboração de trabalhos acadêmicos.

Você deve fazer seu pedido através do formulário online. Você também encontra o formulário no portal do Sistema de Bibliotecas da Unicamp.

 

Importante: Ao solicitar a ficha catalográfica, verifique se ainda possui algum livro emprestado, pois será necessário efetuar as devoluções antes de cessar seu vínculo com a Unicamp.

Em caso de Dissertações ou Teses (Mestrado e Doutorado), a solicitação deverá ser feita somente após a defesa. Para programas cuja metodologia é utilizar a dissertação/tese já concluída na defesa, a ficha catalográfica pode ser solicitada anteriormente, quando não houver mais possibilidade de alteração dos dados.


Já nos casos de Monografias (Graduação), a solicitação deverá ser feita somente quando o trabalho estiver finalizado, sem mais alterações a fazer, e antes de efetuar o upload da versão final do trabalho no sistema SIGA, de acordo com o tutorial do fluxo de TCCs e Monografias do SIGA, disponibilizado pela DAC. 

 

Dica: Se após apresentação final da monografia não houverem correções nas páginas prefaciais do trabalho (capa, folha de rosto, folha de aprovação, título do trabalho, resumo e palavras-chave), você já pode fazer a sua solicitação de ficha catalográfica.

 

O prazo para atendimento é de 2 a 7 dias úteis, e os pedidos são atendidos por ordem de solicitação. Por isso, recomendamos que não deixe seu pedido para a última hora, pois a demanda é alta em períodos de entrega da versão final, e feriados e recesso acadêmico podem influenciar no prazo de entrega. 

Conforme orientações das Normas para elaboração de teses/dissertações da PRPG, ela deve ser inserida na página 3, após a folha de rosto, ou no verso da folha de rosto (para trabalhos impressos) conforme a norma ABNT NBR 14724:2011 (Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação).
 
A ficha catalográfica deve ser anexada na íntegra, ou seja, não é permitido “recortar” ou omitir informações disponíveis no documento, e não deve ser alterada sem permissão da Biblioteca responsável.
 
Conforme exemplo da Figura 1, deverá ser anexado ao trabalho todo o conteúdo da página (área destacada em vermelho), e não somente o que está dentro da ficha (destacado em amarelo). Utilize a página inteira ao fazer o download do documento. As formatações presentes na ficha catalográfica seguem padrões internacionais, que podem se perder em processos de cópia e colagem de dados. Por essa razão o arquivo é enviado em formato PDF.
 
Figura1 Modelo Ficha
 
Consulte o guia da Biblioteca que fornece instruções que podem ajudá-lo a inserir o PDF da ficha catalográfica em seu trabalho, sem perder a formatação original do arquivo.

Neste caso, entre em contato com a Biblioteca, pois pode ter tido algum problema no recebimento do formulário. Verifique também sua caixa de SPAM do e-mail. Ao preencher o formulário, você receberá uma confirmação do pedido e um número de protocolo no mesmo dia. Qualquer problema envie um e-mail para fichaie@eco.unicamp.br

Após preenchimento do formulário e envio do pedido, você receberá mensagem no e-mail cadastrado com todas as informações e contatos da Biblioteca que realizará o serviço para sanar dúvidas. Caso não receba o e-mail, verifique na caixa de SPAM, pois há possibilidade de que o endereço tenha sido classificado como lixo. Caso ocorra, libere o endereço em sua caixa de correio para recebimento de nossas comunicações. 
 
Em posse do protocolo é possível acompanhar o andamento da sua solicitação aqui. Assim que sua ficha catalográfica estiver pronta, o sistema enviará nova mensagem indicando um link a ser acessado para baixar a ficha. Ela estará em formato “.pdf” e não pode ser alterada (em hipótese alguma), a não ser pela Biblioteca que a confeccionou. 

Não. Neste caso, por gentileza, envie um e-mail para fichaie@eco.unicamp.br informando qual dado deverá ser corrigido, que o bibliotecário responsável fará a correção. Pedimos que não preencha mais de um formulário por trabalho. 

As palavras-chave que constarão na ficha catalográfica deverão estar de acordo com o vocabulário controlado da Unicamp, ou seja, de acordo com uma lista estruturada e controlada de termos organizados formalmente destinados à indexação e à recuperação de documentos. Portanto, quando os termos indicados não forem termos autorizados, o bibliotecário deverá fazer as alterações necessárias, buscando outros termos autorizados similares, de acordo com a temática de cada trabalho. 

Neste caso, entre em contato com o bibliotecário responsável pela elaboração da ficha catalográfica, para que juntos possam discutir e escolher o melhor termo. Em alguns casos, o bibliotecário poderá lhe solicitar a definição formal do termo desejado, além de alguns trabalhos de referência, para que seja feita a inclusão deste novo termo no vocabulário controlado da Unicamp.

Neste caso, utilize o campo “Observações” para incluir o nome completo e o ano de nascimento dos demais autores do trabalho. A informação deve estar idêntica aos dados existentes na folha de rosto do trabalho. 

Sim. Como o título do trabalho deve estar idêntico à folha de rosto da versão final, será necessário que a Biblioteca faça a correção e envie uma nova ficha catalográfica. Qualquer alteração após enviar o pedido deverá ser solicitada por e-mail. Não preencher novo formulário. 

Não. Mesmo que estes dados sejam solicitados no formulário da ficha catalográfica, essa informação deverá ser incluída obrigatoriamente no item “Agradecimentos” do trabalho. Somente nos casos em que o trabalho seja feito em Cotutela, será necessário informar na ficha catalográfica o fato, o nome da Universidade convenente e os nomes dos orientadores. 
 
O item “Agradecimentos” (elementos das páginas pré-textuais do trabalho) é obrigatório quando se tratar de Dissertações e Teses que receberam bolsa e/ou auxílio financeiro, parcial ou integral, de agência(s) de fomento, que deverão ter seus nomes indicados por extenso e a indicação do(s) respectivo(s) número(s) do(s) processo(s), conforme consta no Artigo 1, Item 6, das Normas para elaboração de teses/dissertações - Instrução Normativa CCPG N° 002/2021

Neste caso podem ser utilizadas ferramentas do próprio Word (como “Inserir objeto”) ou sites que convertem arquivos em PDF para Word. A Biblioteca não se responsabiliza pelo uso destes recursos, e reitera que não é permitido alterar o conteúdo e nem o layout da ficha catalográfica sem autorização do bibliotecário responsável. Conforme instruções da DAC, a entrega dos arquivos de TCCs e Monografias devem ser exclusivamente em formato PDF. 
 
Neste guia você encontra algumas instruções que podem ajudá-lo a inserir o PDF da ficha catalográfica em seu trabalho, sem perder a formatação original do arquivo.

Esta informação deverá ser verificada na Secretaria Acadêmica do seu curso ou com seu professor orientador, pois seguem-se os prazos do calendário acadêmico de cada curso.

Sim. Para as monografias de graduação, a Biblioteca disponibiliza um template que pode ser utilizado como modelo. Baixe aqui.
 
Para as dissertações e teses, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unicamp disponibiliza normas que definem o padrão dos trabalhos. Acesse o modelo na página da PRPG.

Para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos “lato sensu”, consulte o modelo disponível na página da PRPG.
 
Adicionalmente, a Biblioteca também disponibiliza alguns manuais ilustrativos com as principais dúvidas sobre normalização de trabalhos acadêmicos, e é possível acessar a Coleção de Normas Técnicas da ABNT disponibilizadas pelo SBU.

Os seguintes materiais foram consultados para elaboração das Perguntas Frequentes:
 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724:2011. Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação. Disponível em: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=86662. Acesso em: 11 jan. 2021.
 
BIBLIOTECA PROF. DR. DANIEL JOSEPH HOGAN. Perguntas frequentes sobre a entrega do TCC e Ficha Catalográfica (FAQ). Disponível em:
 
BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNICAMP. Ficha Catalográfica de Dissertações e Teses. Disponível em:
 
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO LUCAS GAMBOA. Ficha catalográfica. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/biblioteca/index.php/servicos/ficha-catalografica. Acesso em: 11 jan. 2021.
 
SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNICAMP. Elaboração de ficha catalográfica. Disponível em: http://www.sbu.unicamp.br/sbu/elaboracao-de-ficha-catalografica/. Acesso em: 11 jan. 2021.
 
UNICAMP. PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Normas para elaboração de teses/dissertações. Disponível em: http://www3.prpg.gr.unicamp.br/sites/site1/index.php/normas-para-impressao-de-tesesdissertacoes/. Acesso em: 11 jan. 2021.
 
UNICAMP. PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Normas para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos “lato sensu”. Disponível em:

 

 

Contato

Setor responsável: Processamento Técnico
Equipe: Fábio e Luana
Telefone: (19) 3521-5718

 

Você está aqui: Home Serviços Ficha Catalográfica OnLine