NOTÍCIA

O projeto Economia nas Escolas envolve alunos da graduação e pós graduação do Instituto de Economia da Unicamp e alunos das escolas públicas de ensino médio de Campinas. Nosso objetivo é promover a exposição e debate sobre conceitos econômicos que, apesar de estarem presentes no dia a dia da população, seguem sendo objeto de dúvida e desconhecimento.

A economia está presente na vida individual e coletiva e sua compreensão é essencial para uma formação cidadã crítica e consciente. As aulas regulares são baseadas em conceitos relevantes discutidos na Universidade que se conectam à experiência individual e coletiva dos alunos, buscando criar espaços para expressão de ideias e reflexão crítica sobre a realidade. Como encerramento semestral, o projeto organiza uma visita ao campus da Unicamp, em Barão Geraldo, e ao Instituto de Economia, empoderando os alunos em relação às formas de vivência, ingresso e permanência universitárias, buscando incentivar o interesse dos secundaristas na formação superior.

Em 2020, o Economia nas Escolas foi um dos 39 projetos contemplados pelo Edital de Apoio à Projetos de Extensão (PEX) de um total de 107 projetos submetidos (https://www.proec.unicamp.br/noticias/edital-pex-contemplou-39-projetos-de-extensao). A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), responsável pelo edital, visa fomentar a prática da extensão universitária. Em um momento de constantes ataques à universidade pública e à pesquisa, é imprescindível esse canal direto entre comunidade acadêmica e sociedade.

A professora Adriana Nunes Ferreira, Coordenadora do projeto, enfatiza que “além de beneficiar os alunos das escolas públicas de ensino médio, esta experiência tem um impacto profundo na formação cidadã dos alunos e alunas do curso de Economia. São estes alunos e estas alunas que queremos formar: cidadã(o)s conscientes do papel social da universidade e da importância de ações que busquem democratizar o conhecimento e, mais amplamente, transformar a sociedade.”

O projeto já está em execução desde o início de 2019, atuando como projeto piloto na Escola Estadual Doutor Telemaco Paioli Melges, onde adquirimos experiência sobre a dinâmica em sala de aula que melhor se adapta aos alunos. Nesse período, também elaboramos uma apostila didática baseada nas aulas ministradas semanalmente. Por causa da pandemia, nesse segundo semestre o projeto foi adaptado para o lançamento de vídeos semanais sobre conceitos econômicos básicos na nossa página do Facebook (https://www.facebook.com/economianasescolasunicamp/) e no canal de Youtube do Instituto de Economia da Unicamp.

Apesar do objetivo central do projeto ser a interação com os alunos, a equipe gestora do projeto acredita que a perpetuidade dos vídeos pode ser de grande valia na democratização do saber econômico. Os vídeos serão lançados toda terça-feira a partir de 25 de agosto até 08 de dezembro, intercalando as principais áreas do projeto: matemática financeira, macroeconomia, formação econômica do Brasil e história do pensamento econômico.

Veja o vídeo de lançamento da edição 2020 do projeto Economia nas Escolas: