O que é o EJA?
Somos um coletivo de extensão universitária formado por estudantes de diferentes cursos e construímos um projeto de educação popular junto dos funcionários e funcionárias terceirizadas da limpeza.

Além de o nosso foco ser a educação no formato de educação popular, que entende e valoriza tanto o educador quanto o educando e que, portanto, procura entender e respeitar os saberes prévios e a realidade do educando, bem como aprender com eles, também nos propomos a colaborar na criação de um espaço de convivência entre as funcionárias e os funcionários da limpeza e o corpo discente.

O que é extensão universitária?
A universidade se edifica sobre três pilares: ensino, pesquisa e extensão. O objetivo da extensão é fazer uma ponte entre a Universidade e a comunidade externa, buscando-se uma aproximação entre o conhecimento produzido pela pesquisa e pelo ensino e as necessidades reais da sociedade como um todo.

Mas por que há extensão dentro da Universidade?
Infelizmente, a realidade atual é que não existe real integração entre os funcionários terceirizados e terceirizadas e o corpo acadêmico da universidade, pois, apesar de compartilharmos cotidianamente o mesmo espaço, praticamente não existe convivência verdadeira. Está é uma realidade que nos incomoda e que gostaríamos de transformar.

Como funciona o projeto?
O projeto muda a cada semestre, já que os membros se renovam e o quadro de funcionários muda constantemente. Dessa forma, a demanda por aulas varia também. Buscamos sempre nos adaptar a nova realidades e atuar em cima delas.

Atualmente oferecemos aulas de informática às terças e sextas e de artesanato às quartas, sempre nos horários de almoço das 11h às 12h30, que é o horário disponível dos educandos e educandas.

Precisa de experiência para dar aula?
Não. O foco do projeto é a construção do aprendizado mútuo por meio das aulas e o entendimento desse espaço como uma oportunidade de quebrar certas barreiras.

Tem como participar do projeto e não dar aulas?
Sim. Agora estamos criando frentes de atuações distintas, como a organização da parte interna (organizar as reuniões, os sarais e as atividades extras), parte administrativa (editais da PREAC) ou até mesmo uma participação intermitente para aqueles que não têm muito tempo para se dedicar. Qualquer tipo de participação é bem-vinda e sempre precisamos novos colaboradores J

Vocês se envolvem na parte política?
Sim. Buscamos entender melhor a situação do trabalho terceirizado (em especial da UNICAMP) e atuar para melhorar as condições de trabalho.

Como participo?
A salinha do EJA fica na sala 12A do Instituto de Economia, e temos uma página no facebook EJA coletivo. Pode entrar em contato tanto pela internet como na salinha para batermos um papo!