A REMIR - Trabalho reúne pesquisadores e pesquisadoras estudiosos do Trabalho com vistas a um acompanhamento crítico e sistemático dos desdobramentos da Reforma Trabalhista aprovada em 2017 (Lei 13.467, de 2017).

Compreendemos que a reforma expressa uma mudança substantiva no sistema de regulação do trabalho no Brasil. Ela busca coadunar o padrão de regulação do trabalho com a lógica da acumulação capitalista almejada pelo mercado financeiro internacional e pelas oligarquias nacionais.

Nos colocamos o propósito de construir um diagnóstico da situação do trabalho no Brasil, analisar os sentidos da Reforma (econômicos, jurídicos, políticos, sociais), identificar as mudanças principais em curso e aprofundadas pela Reforma, elaborar parâmetros comuns para o desenvolvimento de pesquisas e se posicionar no debate público sobre os diversos aspectos que estão em disputa na sociedade a partir da aprovação da Reforma e de seus desdobramentos. Assim como a efetivação de diversos aspectos introduzidos pela reforma.

 

Do ponto de vista da REMIR – Trabalho, alguns desafios devem ser respondidos como condição para a estruturação da Rede e para o desenvolvimento a bom termo do trabalho que se propõe:

> Construir um Diagnóstico Atual do Trabalho no Brasil;

> Acompanhar os Aspectos Centrais da Implementação da Reforma Trabalhista;

> Se Posicionar no Debate Público sobre os Fundamentos, Sentidos e Consequências da Reforma Trabalhista no Brasil;

> Constituir e viabilizar a rede de pesquisadores REMIR TRABALHO.

 

Para alcançá-los, a REMIR - Trabalho irá:

 

1Estabelecer uma rede interdisciplinar de pesquisadores com uma perspectiva crítica e com disposição de investigar de forma sistemática, articulada e consistente os efeitos diversos da Reforma Trabalhista na sociedade brasileira;

2Elaborar instrumentos metodológicos que propiciem a viabilização de uma plataforma comum de acompanhamento da implementação e dos desdobramentos da Reforma Trabalhista;

3Criar mecanismos de troca de informações e de recursos analíticos sobre pesquisas novas e em andamento, para estabelecer complementaridades e sinergias entre procedimentos metodológicos, focos, achados de pesquisa, matrizes analíticas, bancos de dados, estratégias de divulgação de resultados, cronogramas etc.) e para contribuir com a construção e atualização permanente de diagnósticos gerais e específicos - compreendendo recortes temáticos particulares (emprego, relações de trabalho, sindicalismo, saúde, desenvolvimento local, vida social etc.), assim como diferenças regionais, setoriais e dadas pelas clivagens de sexo, raça, geração etc.;

4Criar uma plataforma virtual de compartilhamento, divulgação e referência dos materiais produzidos pela Rede e por outros pesquisadores e instituições parceiras;

5Constituir formas de interação/cooperação com as organizações dos trabalhadores e de outros segmentos da sociedade, igualmente empenhados e atuar de modo crítico sobre os desdobramentos da Reforma Trabalhista.

 

Este site dá visibilidade a esta iniciativa e reúne os nossos esforços coletivos de pesquisa. Por meio da partilha deste material pretendemos fomentar a informação e o debate público.

 

Sejam todos e todas bem-vindos à REMIR!

 

Pesquisadores

Grupos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa

Parceiros

Publicações

Remir na mídia