MINICURSO

O Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit), tem a satisfação de convidar para o minicurso "Compreendendo o Brasil no capitalismo do século 21: os desafios da sociedade diante da desmodernização e desencadeamento setorial". Coordenado pelos professores Marcio Pochmann (Unicamp) e Luciana Caetano da Silva (Universidade Federal de Alagoas - Ufal), este curso se insere no contexto das reflexões propostas pelo livro homônimo lançado recentemente que trata da trajetória econômica do Brasil desde a última década do século 20, em comparação com outros países emergentes.

Detalhes do Minicurso:

Certificado: A quem participar de 80% das atividades.
Modalidade: remoto ao vivo pelo canal do IE Unicamp no YouTube
Programação: Segundas-feiras, de 11 de março a 8 de abril (5 aulas)
Horário: 19h (horário de Brasília).
Inscrição: Gratuita e necessária para emissão de certificado. Acesse através do link https://forms.office.com/r/1tbYzfVjCK

Público-alvo:

Este minicurso é direcionado a estudantes universitários, pesquisadores, professores de níveis secundarista e universitário, bem como lideranças de entidades e organizações da sociedade civil. Não é requerida formação específica, tornando o curso acessível a todos que possuem interesse em compreender as dinâmicas econômicas que influenciam o desenvolvimento do Brasil.

Objetivos do curso:

O objetivo principal é proporcionar uma análise crítica das políticas de desenvolvimento adotadas pelo Brasil, enfatizando as consequências dessas escolhas para a estrutura econômica do país e sua posição no mercado internacional. O curso busca estimular o debate sobre alternativas possíveis para um desenvolvimento econômico mais inclusivo e sustentável.

Programação:

Aula 1| Dia 11 de março | Debate com as participações especiais com
Profa. Liana Aureliano (Facamp)
Profa. Liana Carleal (UFPR)
Prof. Dari Krein (Unicamp)
Profa. Luciana Caetano da Silva (Ufal)
Prof. Marcio Pochmann (Unicamp)

Aula 2 | Dia 18 de março | O Brasil à deriva durante a passagem para o capitalismo no final do século XIX
Prof. Marcio Pochmann (Unicamp)

Aula 3 | Dia 25 de março | A conservadora modernização capitalista no Brasil entre as décadas de 1930 e 1980

Aula 4 | Dia 1 de abril |  A desmodernização neoliberal no Brasil pós-1990
Prof. Luciana Caetano da Silva (Ufal)

Aula 5 | Dia 8 de abril | O modelo econômico de especialização e consequências espaciais e intersetorial no Brasil
Profa. Luciana Caetano da Silva (Ufal)

Convidamos você, independentemente de sua formação prévia, a realizar a inscrição através do link fornecido. Este minicurso representa uma oportunidade de engajamento com questões atuais e relevantes sobre o papel do Brasil na economia global, promovendo uma discussão fundamentada entre participantes de diversos campos do saber.