PREMIAÇÃO

A terceira edição do Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores (ENJP), fórum científico promovido pela Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN), consagrou Stephani Cetimia Mariotti Ruiz, doutoranda no Instituto de Economia da Unicamp, com o "Mérito Científico" por seu artigo intitulada "Simulação do mercado de fornecimento de biomassa para produção de biocombustíveis avançados". A publicação foi orientada pelos professores José Maria Ferreira Jardim da Silveira (Unicamp) e Marcelo Marques Magalhães (Unesp).

Leia o artigo aqui: https://drive.google.com/file/d/1kBaE3pJCOUH4WLMHDJaYJlQjHWixMoxH/view?usp=drive_link

O trabalho aborda o aumento da viabilidade económica dos biocombustíveis avançados e a necessidade de viabilizar o mercado dos resíduos agrícolas no Brasil. "Neste novo mercado, a gestão da cadeia de abastecimento é fundamental para a viabilidade económica, criando novas formas contratuais, gerindo a eficiência do abastecimento de matérias-primas e estruturas de governação que apoiem a produção de biocombustíveis avançados. Quais são as condições prevalecentes ou coexistentes para sustentar o mercado de palha para a produção de etanol 2G? O objetivo do estudo é propor a criação de um mercado para a comercialização da palha da cana-de-açúcar para a produção de etanol 2G e analisar os mecanismos e incentivos para sua sustentabilidade. O método utilizado foi o modelo baseado em agentes para construir o ambiente computacional de interação. Os resultados parciais sugerem que a interação entre agentes com informação assimétrica, agentes heterogêneos e na presença de incerteza, pode ocorrer na existência de contratos de curto prazo entre a biorrefinaria e os fornecedores", pontua a autora.

O ENJP tem o objetivo principal de ser um espaço para apresentação e discussão de estudos científicos e técnicos em desenvolvimento ou recém-concluídos, especificamente para estudantes de graduação e pós-graduação, excluindo aqueles que já finalizaram o doutorado. Esse encontro busca tanto auxiliar no delineamento de pesquisas ainda em andamento quanto fornecer um espaço para debate de estudos já finalizados, com a intenção de colaborar para possíveis aperfeiçoamentos.

Um dos diferenciais do evento é o rigoroso processo de seleção dos trabalhos, feito por um comitê científico, seguido de apresentações dos autores e comentários por pesquisadores experientes de diferentes instituições acadêmicas. Este ano, devido ao cenário atual, o encontro foi realizado totalmente de forma remota, permitindo uma maior participação de pesquisadores de todo o país.

Com foco em simulações de mercado, ela explorou as complexidades e desafios associados ao desenvolvimento sustentável desse setor crucial. A energia é um tema incontornável quando se fala em inovação e desenvolvimento econômico, e a abordagem de Stephani adiciona uma camada significativa de complexidade e relevância, justificando o "Mérito Científico" que lhe foi conferido.

O prêmio não apenas eleva a visibilidade da Unicamp como um centro de excelência em pesquisa acadêmica, mas também adiciona um valor inestimável ao debate sobre soluções tecnológicas e inovadoras em economia industrial, um dos pilares do ENJP. Vale lembrar que este ano o encontro registrou uma forte participação, evidenciando o vigor e a qualidade das pesquisas emergentes no país.

Este reconhecimento serve como uma forte validação para a relevância do trabalho desenvolvido por jovens pesquisadores, que muitas vezes enfrentam inúmeros desafios para divulgar seus trabalhos. Também destaca a importância de espaços acadêmicos como o ENJP, que servem como incubadoras de ideias e pontos de encontro entre a nova geração de cientistas e os já estabelecidos no campo.