MÍDIA

Bertha Maakaroun | Estado de Minas

O pensamento macroeconômico convencional está falido e não consegue articular respostas que expliquem por que, após a crise de 2008, quando os bancos centrais por todo o globo injetaram moeda em operações de salvamento, a inflação não disparou nas economias desenvolvidas. Tampouco as políticas fiscais prescritas pelo pensamento econômico conservador foram capazes de elevar os níveis de emprego e o crescimento econômico para os patamares que se desejava. Igual não será capaz de arrancar o mundo da nova crise, desencadeada pela pandemia do novo coronavírus.

É nesse contexto que a Teoria Monetária Moderna ganha nova tração: o governo deve expandir gastos públicos, sob pena de assistir passivamente ao decrescimento econômico e à disparada do desemprego. Como fazê-lo? A nova teoria reposiciona o papel do Estado, apresentando uma política econômica que promete perseguir o pleno emprego, com fulcro em nova visão da moeda fundada em fatos da história econômica.

A avaliação é da professora Simone Deos, do Instituto de Economia da Unicamp, coordenadora do programa de pós-graduação em ciências econômicas da universidade paulista. Ela integra o seleto grupo de economistas brasileiros que acompanham de perto a evolução da nova Teoria Monetária Moderna. Em palestra promovida nessa terça-feira pelo Conselho Regional de Economia de Minas Gerais, Simone Deos abordou a evolução da teoria, trabalhada por pesquisadores como Randall Wray, Stephanie Fostater, Scott Fullwiler e Pavlina Tcherneva.

Leia a entrevista completa aqui.