NOTÍCIA
O Instituto de Economia da Unicamp está com inscrições abertas, de 21 de julho a 10 de setembro de 2025, para os processos seletivos dos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência Econômica e Desenvolvimento Econômico, nos níveis de mestrado e doutorado. Os editais também contemplam vagas para estudantes estrangeiros. As inscrições e todas as informações detalhadas estão disponíveis no site oficial da pós-graduação do IE: https://www.eco.unicamp.br/ensino/pos-graduacao/processos-seletivos-stricto-sensu
Reconhecido nacional e internacionalmente por sua excelência acadêmica, o Instituto oferece cursos gratuitos, com dedicação integral, voltados à formação de pesquisadores e profissionais de alto nível. As aulas são ministradas em português e as linhas de pesquisa abrangem temas diversos e atuais da economia.
No programa de Ciência Econômica, são oferecidas até 12 vagas para o mestrado e 12 para o doutorado. A seleção para o mestrado ocorre via Exame Nacional da ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia), cujo edital deve ser consultado diretamente no site da associação. Já para o doutorado, a seleção é conduzida pelo próprio Instituto de Economia e se baseia na análise de projeto de pesquisa, histórico acadêmico, currículo, carta de motivação, carta de recomendação e entrevista remota com banca avaliadora. As entrevistas estão previstas para o período de 25 a 28 de novembro de 2025.
No programa de Desenvolvimento Econômico, o processo é semelhante, com até 20 vagas para o mestrado e 16 para o doutorado. Nesse caso, os candidatos devem escolher uma entre cinco áreas de concentração: História Econômica; Economia Social e do Trabalho; Economia Aplicada, Agrícola e do Meio Ambiente; Desenvolvimento Regional e Urbano; ou Padrões e Estratégias de Desenvolvimento. A seleção é composta por duas fases: análise de documentos e do projeto de pesquisa (eliminatória), e entrevista online. O envio de cartas de recomendação deve ser feito entre 21 de julho e 22 de setembro de 2025.
Ambos os programas adotam política de ação afirmativa com reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos e pardos, conforme as regras previstas nas resoluções da universidade. Os candidatos optantes devem apresentar autodeclaração e participar de procedimento de heteroidentificação conduzido por comissão especializada.
Além dos dois editais principais, há um edital específico voltado a estudantes estrangeiros, com vagas para mestrado e doutorado em ambas as áreas. Os interessados não podem ter cidadania brasileira nem visto de permanência no Brasil. As inscrições seguem o mesmo período e requisitos similares, incluindo apresentação de projeto de pesquisa, carta de motivação, documentos acadêmicos e comprovação de proficiência em português. A seleção internacional também será realizada em duas fases, com entrevistas remotas entre os dias 25 e 28 de novembro de 2025.
Não há garantia de bolsa para os candidatos aprovados, e a disponibilidade depende da concessão por agências de fomento como CNPq, CAPES e Fapesp. No caso de estrangeiros, o edital recomenda a busca por programas como o PEC-PG.
Todas as instruções detalhadas, modelos de documentos e descrições das linhas de pesquisa estão disponíveis na página da pós-graduação do IE (aqui). Interessados devem atentar aos prazos e exigências específicas de cada programa. Dúvidas podem ser encaminhadas à Secretaria de Pós-Graduação pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A divulgação dos resultados finais está prevista para dezembro de 2025, e o início das atividades letivas ocorrerá em 2026.
Vídeo "Tira dúvidas": https://youtu.be/jH1UxSCwRTk