Segunda-feira (11/08)
09H - 12H
Auditório Zeferino Vaz

Descrição:

A mesa visa debater os problemas estruturais que afetam a segurança no Brasil e suas graves consequências. Afinal, a segurança pública é um dos temas mais complexos e centrais do Brasil. A mesa parte do princípio de que o Estado muitas vezes falha em proteger a população e, ao mesmo tempo, age de forma repressiva, violando direitos. O debate é fundamental para conectar os problemas da segurança com outras questões não resolvidas da sociedade brasileira, como a crescente desigualdade social e a questão racial. As discussões serão guiadas por perguntas como:

  • Qual é a real situação da segurança pública no Brasil hoje, em dados?
  • Quais são as raízes históricas do nosso modelo de polícia?
  • Como a crise na segurança pública afeta os direitos humanos?
  • Qual o papel da questão racial e da desigualdade de renda nesses problemas?

Convidados: 

issacIsaac Palma Brandão: Doutorando em Sociologia pela Unicamp, mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, graduado em Sociologia pela mesma universidade (laureado pela excelência acadêmica) e técnico em gestão pública pela ETEC CEPAM. Atuou em pesquisas sobre julgamento de policiais militares na Justiça Militar Estadual como bolsista de iniciação científica CNPQ e FAPERJ. Realizou pesquisa de mestrado sobre o caso Rafael Braga, enfatizando a centralidade da dimensão racial na situação carcerária e criminal no Brasil; pesquisa financiada pela CAPES. Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia, com ênfase em Antropologia do Direito e das Relações Étnico-raciais atuando principalmente nos seguintes temas: polícia militar, segurança pública, violência, violência policial, justiça militar, justiça criminal, relações raciais e documentos.

issacFrederico Castelo Branco Teixeira: Pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP). Doutor (2019) e Mestre (2014) em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). É Bacharel em Ciências Sociais pela FFLCH/USP e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Tem experiência com pesquisas quantitativas (pesquisas de opinião) e qualitativas (entrevistas e grupos focais). Atua em pesquisas na área da segurança pública, confiança na polícia, legitimidade da polícia, percepções públicas sobre a polícia, democracia e direitos humanos.

issacRenato Antonio Alves: Possui graduação em psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1999), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1999) e mestrado (2005) e doutorado (2013) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) e professor da Universidade Metodista de São Paulo. Áreas de concentração: Psicologia, Sociologia, Violência, Segurança Pública, Polícias, Criança e Adolescentes, Violência Escolar, Direito à Educação, Direito à Saúde, Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos.