PREMIAÇÃO

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou hoje os vencedores do Prêmio CAPES de Tese de 2023. Dentre os laureados, destaca-se a professora Lilian Nogueira Rolim, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que recebeu menção honrosa pela tese "Income inequality, economic activity, and economic policy in an agent-based macroeconomic model", defendida em 2022 no IE-Unicamp.

Orientada por Carolina Troncoso Baltar (IE-Unicamp) e coorientada por Gilberto Tadeu Lima (FEA-USP), a tese de Lilian Rolim aprofunda-se na complexidade da relação entre desigualdade de renda, crescimento econômico e inflação. A tese é estruturada em três capítulos fundamentais que exploram essa tríade interconectada. No primeiro capítulo, Rolim introduz um modelo inovador baseado em agentes que leva em consideração características kaleckianas. O modelo avança no entendimento sobre como o poder de barganha dos trabalhadores e o crescimento da produtividade impactam tanto a distribuição de renda quanto o crescimento econômico, identificando um dilema de política quando há um trade-off entre estímulo à produtividade e promoção de mais igualdade.

O segundo capítulo da tese foi desenvolvido durante o período sanduíche na Scuola Superiore Sant’Anna (Pisa, Itália), sob supervisão do professor Andrea Roventini. O capítulo faz uma extensão notável para uma economia aberta, investigando como diferentes tipos de choques externos - como demanda e preços - afetam a distribuição de renda e atividade econômica. Inspirado na realidade da economia brasileira nos anos 2000, esse capítulo apresenta que a magnitude, duração e natureza do choque externo são elementos críticos para entender seus efeitos sobre variáveis macroeconômicas e sociais. O terceiro e último capítulo foca em soluções práticas, avaliando como regulamentações no mercado de trabalho e políticas redistributivas podem atuar juntas para mitigar desigualdades. Os experimentos mostram que a interação destes instrumentos pode ser eficaz para alcançar mais igualdade e também têm um efeito positivo sobre o produto e o emprego.

"Fiquei muito honrada pelo reconhecimento do trabalho que desenvolvi juntamente com a professora Carolina e o professor Gilberto. O prêmio contribui para divulgar uma contribuição heterodoxa ao debate, que foi pensada a partir da realidade específica do Brasil e de outros países periféricos, seguindo a própria tradição do IE-Unicamp. Além de contribuir para a diversidade de interpretações, creio que o prêmio é um reconhecimento da urgência de pensarmos em estratégias de crescimento com inclusão social", comenta Lilian Rolim.

O escopo da pesquisa da professora Lilian Nogueira Rolim apresenta uma abordagem interdisciplinar e suas implicações práticas. O reconhecimento de seu trabalho pela CAPES é uma contribuição relevante para o corpo de conhecimento que pode qualificar políticas públicas eficazes.

A menção honrosa não só aumenta a visibilidade do IE e da Unicamp como centros de excelência em pesquisa acadêmica, mas também serve como um acréscimo valioso ao debate nacional e internacional sobre como conciliar crescimento econômico e justiça social. Em um momento em que o Brasil e o mundo enfrentam desafios críticos de desigualdade, o trabalho da professora Rolim oferece não apenas diagnósticos perspicazes, mas também estratégias viáveis para um futuro mais igualitário.

Contexto do Prêmio

Este ano, o Prêmio CAPES de Tese registrou a participação de 1.469 teses, o maior número em suas 19 edições. Foram anunciados 49 vencedores em diferentes áreas de avaliação e outros 97 doutores receberão menções honrosas. A solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá em dezembro deste ano.

A tese está disponível no repositório da Unicamp com livre acesso pelo link: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1255009