NOTÍCIA

O Instituto de Economia da Unicamp recebeu no dia 10 de maio de 2024 uma delegação de estudantes e professores da Peoples' Friendship University of Russia, de Moscou. O evento contou com a presença do diretor do IE, Celio Hiratuka, e do professor Bruno De Conti, que ministrou a aula "The BRICS and its efforts to reform the International Monetary and Financial System". Este encontro representa a continuidade da colaboração estabelecida no âmbito da Rede de Universidades dos BRICS, fortalecendo as relações entre as duas instituições educacionais.

Durante a visita, a diretora para Assuntos Internacionais da Faculdade de Economia , Daria Sokolan, destacou as expectativas quanto ao desenvolvimento de um programa de doutorado conjunto e o possível intercâmbio de estudantes e projetos entre as universidades. Sokolan ressaltou também a importância dos cursos online já realizados dentro da cooperação dos BRICS e expressou o desejo de expandir essas iniciativas para formatos presenciais, especialmente com o Brasil se preparando para assumir a liderança do grupo de instituições em 2025.

Bruno De Conti enfatizou a valia da cooperação continuada com a Rússia, apontando a resiliência e a qualidade das universidades russas que, segundo ele, oferecem uma perspectiva crítica necessária sobre o papel do estado na economia. Ele reiterou a importância dessa cooperação para os estudos e as aproximações acadêmicas dentro do grupo dos BRICS, promovendo intercâmbios educacionais e a organização conjunta de eventos como formas eficazes de fortalecer os laços acadêmicos e culturais.

Este encontro e as discussões geradas são um reflexo do comprometimento das instituições com a ampliação das relações acadêmicas e culturais, visando benefícios mútuos para estudantes, professores e a comunidade acadêmica global. As fotos do evento estão disponíveis no Flickr do IE Unicamp e podem ser acessadas através do seguinte link: