O Instituto de Economia anuncia os indicados para receber o Prêmio Egresso Destaque da Unicamp 2025, premiação anual que tem como objetivo o reconhecimento de estudantes egressos(as) da Universidade, concluintes dos cursos de graduação e pós-graduação há pelo menos 5 (cinco) anos e que tenham se destacado em suas áreas de atuação profissional.
Para a definição dos contemplados, a comissão julgadora considerou os seguintes critérios em cada categoria (graduação e pós-graduação):
- Projeção do Instituto de Economia, comprovadamente de autoria do egresso, por meio de:
a. projetos realizados e/ou,
b. inovações desenvolvidas e/ou,
c. contribuições relevantes à educação; - Reconhecimento e prêmios anteriores, que indiquem consistência no desempenho profissional ou acadêmico;
- Recomendações e referências que demonstrem reconhecimento pelos pares.
CATEGORIA GRADUAÇÃO
Carlos Carvallo Spalding
Presidente do Banco Central do Paraguai. Doutor em Economia pela Universidade Católica Argentina, mestre em Macroeconomia e especialista em Programação Financeira pela Universidade Católica do Chile, entre outras especializações. Economista pela UNICAMP, no Brasil. Atuou como membro titular do Conselho Diretor do Banco Central do Paraguai, diretor de Estudos Econômicos no Ministério da Fazenda, assessor em organismos públicos e privados, entre outros. Durante 15 anos ocupou cargos técnicos e de direção em organismos internacionais no exterior. Exerceu a docência universitária em cursos de graduação e pós-graduação em Economia em universidades no Paraguai e no exterior. Autor de capítulos de livros e artigos em revistas acadêmicas especializadas em temas de economia.
CATEGORIA PÓS-GRADUAÇÃO
Carlos Augusto Grabois Gadelha
Possui mestrado pelo IE/Unicamp e é Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador da Rede de pesquisa Desenvolvimento Sustentável, CTI e Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEE/ENSP); professor e pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz DAPS/ENSP/FIOCRUZ); Coordenador do Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da FIOCRUZ. Foi Vice-Presidente de Produção e Inovação em Saúde da FIOCRUZ; Secretário de Programas de Desenvolvimento Regional do Ministério de Integração Nacional; Secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde; Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial no Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Coordenador científico do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antonio Ivo de Carvalho (CEE/Presidência/Fiocruz) e Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS/MS). É pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - PQ C.
O Instituto de Economia parabeniza os laureados por suas conquistas notáveis e expressa a confiança de que suas trajetórias continuem a inspirar as futuras gerações de nossos alunos.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 15/12/2025 às 15:00 no Centro de Convenções da Unicamp.
English
O Instituto de Economia da UNICAMP foi criado em 1984 e tem por finalidade a promoção do ensino e da pesquisa na área de Economia.
