Terça-feira (12/08)
 12H30 - 15H30
 Auditório Zeferino Vaz

Descrição:

A mesa pretende proporcionar uma análise histórica do desenvolvimento socioeconômico das nações e das estratégias adotadas e abandonadas por líderes mundiais — sobretudo Donald Trump — na atual conjuntura econômica global. Para isso, partiremos de uma reflexão do desenvolvimento histórico desde a Revolução Industrial, passando pelo conceito de “chutar a escada”, criado por Ha-Joon Chang, contrastando as estratégias adotadas historicamente pelas potências mundiais com as propostas que as instituições internacionais e o mainstream econômico oferecem para os países subdesenvolvidos, e chegando a um debate acerca dos reais determinantes para o desenvolvimento socioeconômico da América Latina.

Convidados: 

issacJosé Kobori: É empresário, investidor, consultor, palestrante, professor e escritor, autor do livro Análise Fundamentalista - Como Obter uma Performance Superior e Consistente no Mercado de Ações. Professor de finanças do IBMEC. Foi CEO de empresas, é membro do conselho de administração do Canal Web Services SA, onde também é investidor, cofundador da startup Scicrop SA, empresa de tecnologia para o agronegócio, fundador e ex-sócio da JK Capital, empresa de assessoria a operações de Fusões e Aquisições. É conselheiro de empresas pela Fundação Dom Cabral, MBA em Finanças pelo IBMEC, especialista em Finanças Empresariais e Administração Financeira pela FGV. Pela sua simplicidade e didática é constantemente requisitado para dar entrevistas, participar de debates e comentar os eventos que impactam a economia, as empresas e as pessoas.

issacMariano Laplane: É Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1980), mestre em Planejamento Urbano pela Universidade da Califórnia em Berkeley (1982) e doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1992). Foi diretor do Instituto de Economia da Unicamp (2007 a 2011), presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CGEE), em Brasília (2011 a 2017), e Diretor Executivo de Relações Internacionais da Unicamp (2017 a 2021). Foco de pesquisa em desenvolvimento industrial, com atuação em competitividade industrial, política industrial e de inovação, integração regional e investimento direto estrangeiro.

issacRenato Baumann: É Graduado em Economia pela Universidade de Brasília (1972), mestre em Economia pela mesma instituição (1976) e doutor em Economia pela University of Oxford (1982). Foi diretor do Escritório da CEPAL no Brasil entre abril de 1995 e novembro de 2010. Atualmente é técnico de planejamento e pesquisa do IPEA, ex-diretor da unidade de Economia Internacional do IPEA (2012-2015), professor de tempo parcial da Universidade de Brasília e do Instituto Rio Branco. Membro do Comitê Assessor para Conhecimento e Tecnologia da OCDE e do Conselho Consultivo do Comitê Empresarial Brasil-China. Atua com ênfase em relações de comércio, política comercial, integração econômica, crescimento e desenvolvimento, inserção internacional e política comercial.