Sexta-feira (15/08)
13H - 15H30
Auditório Zeferino Vaz
Descrição:
A mesa, promovida pela Semana da Economia, propõe uma reflexão crítica sobre as transformações recentes na ordem internacional a partir da ampliação do grupo BRICS. O debate abordará os desafios e oportunidades que emergem para os países do Sul Global diante da ascensão de novas potências econômicas, da reconfiguração das alianças estratégicas e do enfraquecimento da hegemonia ocidental. Serão discutidas as implicações econômicas e políticas da expansão do bloco, o papel da China como catalisadora de uma nova dinâmica multipolar, as disputas em torno da industrialização, da soberania e do desenvolvimento, e os caminhos possíveis para a construção de uma agenda geopolítica mais autônoma e cooperativa entre América Latina, África e Ásia. A atividade busca, assim, contribuir para o entendimento das tendências atuais do sistema internacional e de como elas afetam os projetos de desenvolvimento no Sul Global.
Convidados:
Antonio Carlos Diegues: É Professor Livre Docente do Instituto de Economia da UNICAMP, coordenador do Núcleo de Economia Industrial e Tecnologia (NEIT), Visiting Scholar na Fudan University (Shanghai, China) em 2014, e coeditor da Revista Economia e Sociedade. É graduado, mestre e doutor em Economia pela UNICAMP; suas áreas principais de atuação são política industrial, e análise do desenvolvimento em perspectiva comparada. Atualmente, as frentes em que pesquisa envolvem a indústria brasileira na segunda década dos anos 2000, e a relação entre a estrutura industrial e o modelo de desenvolvimento chinês.
Kauê Lopes dos Santos: É professor do Instituto de Geociências da UNICAMP foi Pesquisador Visitante do Latin American and Caribbean Centre da London School of Economics and Political Science (LACC-LSE) entre 2019 e 2023, e também Pesquisador de Pós-Doutorado pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) entre 2018 e 2021. Graduado Bacharel em Geografia pela FFLCH-USP, mestre em Habitat pela FAU-USP, e doutor em Geografia Humana pela FFLCH-USP. Suas pesquisas são da área de questões políticas, econômicas e ambientais relacionadas ao Sul Global, especialmente América Latina e África. Suas pesquisas atuais se relacionam aos impactos das Zonas Econômicas Especiais na África e imigrantes africanos na Europa Ocidental.